I Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento

PORTO . 17-19 JUNHO 2019 . UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

PUBLICAÇÃO

O Congresso publicará as comunicações/posters submetidos no prazo estipulado, após revisão por pares, em formato ebook. São aceites textos em português, inglês, francês e espanhol.


Normas de publicação de artigos

Solicita-se a maior atenção para estas normas de publicação. Note-se que os artigos recebidos que não cumpram todas as “Normas Gerais para Publicação”, não poderão ser considerados para publicação.

1. OBSERVAÇÕES GERAIS

Os artigos devem ser enviados, via “Submissão de Comunicações”, até 31 de maio de 2019.

Os textos propostos terão que ser originais, e são da total responsabilidade dos seus autores. Os artigos serão submetidos a um processo de double blind refereeing. Se necessário, os editores solicitarão a reformulação de alguns aspetos dos textos submetidos.

Juntamente com cada proposta de texto para publicar, cada autor deverá enviar, em documento Word anexo, um resumé (1200 palavras máximo), com a indicação do seu nome, enquadramento institucional, grau académico, funções atuais e (se assim o desejar) e-mail e morada (institucional).

Os originais aceites para publicação ficam propriedade editorial da Editora da Universidade Fernando Pessoa. Os autores receberão, gratuitamente, um exemplar da publicação.

2. NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

2.1. Língua e formato de submissão

Os artigos podem ser submetidos em: inglês, português, francês e espanhol.

Os artigos devem ser enviados em formato Microsoft Word

2.2. Tamanho e margens

Os artigos deverão ter entre 5000 e 7500 palavras (incluindo a bibliografia).

As páginas deverão ter todas as margens a 2,5 cm - formato A4.

2.3. Título

Centrado, tamanho 14.

2.4. Filiação

A seguir ao título e centrado, deve figurar do nome do autor, categoria profissional, instituição e contacto (opcional). Se houver mais do que um autor, devem figurar todos.

2.5. Resumos e palavras-chave

O resumo deverá ser redigido na língua de publicação e traduzido em inglês (ou outra língua, se a língua da publicação for o inglês), com um máximo de 300 palavras.

Os artigos devem incluir 3 a 5 palavras-chave.

2.6. Formatação títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos devem estar devidamente identificados (1.; 1.1.; 1.1.1), formatados em Times New Roman, com fonte de 14 pontos, em espaço 1,5, a negrito (bold).

2.7. Formatação do texto

O texto deve estar escrito em Times New Roman, com fonte de 12 pontos, em espaço 1,5.

2.8. Ilustrações, fórmulas, gráficos, tabelas e rodapés

Os elementos gráficos devem ser numerados no próprio texto. O local de inserção deverá estar marcado e as figuras virão no fim, ou em anexo.

Tanto as figuras como as tabelas devem ser centradas na página e numeradas sequencialmente.

A legenda das figuras deve ser colocada em cima das mesmas, em formato Times New Roman, tamanho 9, alinhada à esquerda, espaçamento simples. A fonte da figura deve ser colocada em baixo das mesmas, igualmente em formato Times New Roman, tamanho 9, alinhada à esquerda, espaçamento simples (por favor ver o Modelo).

Notas de Rodapé: As notas (não bibliográficas) serão apresentadas em rodapé, no final de cada página, em fonte Times New Roman tamanho 9, espaçamento simples.

As fórmulas matemáticas devem utilizar o editor de equações do Word (Microsoft Equation) e o mesmo tipo de letra do corpo do texto.

2.9. Referências

As fontes originais deverão ser referenciadas no corpo de texto através do Sistema "Harvard" (ou autor-data), acrescidas das páginas, no caso de se tratar de citações diretas.

Exemplo: (Kotler e Rainisto, 2002) ou (Kotler e Rainisto, 2002, p. 26).

As citações diretas que excedam as duas linhas deverão aparecer destacadas do corpo de texto e em fonte menor (Times New Roman, 9 pt). As citações que não excedam as duas linhas aparecerão entre aspas inseridas no corpo texto.

A bibliografia será ordenada por ordem alfabética e terá obrigatoriamente de respeitar o seguinte formato:

Livros: Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título da Obra [em itálico]. Edição [quando existente]. Lugar de Publicação, Nome da Editora.

Exemplos: Aaker, D. (1984). Developing Business Strategy. New York, John Wiley & Sons.

Ansoff, I. and McDonnell, E. (1990). Implanting Strategic Management. London, Prentice Hall International.

Smith, M. Thorpe, R. and Lowe, A. (1991). Management Research: An Introduction. London, Sage Publications.

Capítulos inseridos em obras: Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título do Artigo. In: Sobrenome, N. [Nome] (Ed.). Título da Obra. [em itálico] Lugar de Publicação, Nome da Editora, páginas.

Exemplo: Axelrod, R. (1976). Decision for Neoimperialism: The Deliberations of the British Eastern Committee in1918. In: Axelrod, R (Ed.) The Structure of Decision. The Cognitive Maps of Political Elites. Princeton, NJ, Princeton University Press, pp. 23-55.

Artigos: Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título do Artigo. Título da Revista [em itálico], Volume (Número x / Trimestre / Mês), páginas.

Exemplo: Aaker, D.A. (1983). Organizing a Strategic Information Scanning System. California Management Review, 25(2), pp. 76-83.

Artigos sem nome de autores ou publicações sem autor(es) explícito(s) devem ser referidos a partir do nome da organização ou fonte responsável pelos mesmos.

Documento na Internet: Sobrenome, N. [Inicial do nome] (Ano). Título do documento. [Em linha]. Disponível em <endereço> [Consultado em data].

Exemplo: Schaum, D. (1996). Blind Signature Technology and Digital Privacy. [Em linha] Disponível em <http://www.digicash.com/publish/sciam.htm> [Consultado em 06/09/1999]

Locais na internet e páginas pessoais ou de instituições: Nome. [Em linha]. Disponível em <endereço> [Consultado em data].

Exemplo: The International PGP Home Page. [Em linha] Disponível em <http://www.pgpi.com/> [Consultado em 06/09/1999].

Textos legais: Identificação do tipo de norma, órgão de publicação, data e título da publicação, páginas.

Exemplos: Regulamento (CE) N.º 1907/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro, Jornal Oficial das Comunidades Europeias, L 396, 30.12.2006, p. 1.